Visitas Técnicas

Visita 1 – Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde da Universidade de Coimbra (ICNAS) e ICNAS Pharma.


Data: 15/12/2023, 15h.
Duração: 2-3h
Inscrição: Gratuita para os participantes no IXCPCR, mediante envio de solicitação para ixcpcr@gmail.com. As inscrições são limitadas. As deslocações deverão ser asseguradas pelos participantes na visita.
Localização: ICNAS - Google Maps

ICNAS / ICNAS Pharma

O Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) é uma Unidade Orgânica de Investigação da Universidade de Coimbra dedicada à Imagem Médica e à Investigação translacional. O ICNAS é uma unidade multimodal e fortemente multidisciplinar envolvendo mais de uma centena de colaboradores em áreas que vão da física, química, farmácia, matemática, engenharia e medicina numa perspetiva integradora que vai “da molécula ao Homem”. O Instituto investe fortemente em inovação e tem patentes ativas na Europa, Estados Unidos e Japão.

O projeto integra também a empresa ICNAS Pharma, integralmente detida pela UC, e que tem como objetivo transformar a investigação do ICNAS em produtos e serviços que possam ser comercializados no mercado nacional e internacional e assim contribuir para a sustentabilidade financeira do projeto. A empresa tem, neste momento, 7 produtos aprovados no mercado nacional e 1 em Espanha, dispondo de um ciclotrão para a produção de radiofármacos.

Em conjunto, o ICNAS e a ICNAS Pharma formam um cluster avançado que alavanca projetos de investigação, desenvolvimento e Inovação (I&D&I) na área da imagem médica em colaboração com alguns dos mais importantes grupos de investigação da Universidade, do país e do mundo. Em 2020 o Instituto foi reconhecido como “Centro Colaborador” da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) na área da investigação em radiofármacos, uma distinção única nível mundial e em 2021 aderiu ao consórcio EuroBioImaging, uma infraestrutura de investigação que é a referência na Europa para a imagem biomédica.

Visita 2 – Visita técnica à antiga área mineira de urânio da Urgeiriça


Data: 15/12/2023, 8h.
Duração: 7h30
Inscrição: Gratuita para os participantes no IXCPCR, mediante envio de solicitação para ixcpcr@gmail.com. Inscrições sob consulta.
Localização: Urgeiriça - Google Maps

Mina da Urgeiriça

A mina da Urgeiriça localiza-se a sul de Viseu, na freguesia de Canas de Senhorim, concelho de Nelas, distrito de Viseu. A mina situa-se no interior da povoação da Urgeiriça, a qual tem duas zonas residenciais, uma situada a Norte com cerca de 200 habitantes, e uma outra, a Sul, com cerca de 100 habitantes. A povoação da Urgeiriça encontra-se praticamente em continuidade com a vila de Canas de Senhorim, que tem cerca de 5.000 habitantes. A vila de Nelas dista cerca de 4 Km e situa-se a ENE da área mineira.

A exploração desta mina, considerada em dada altura como um dos mais importantes jazigos da Europa, começou em 1913 e desenvolveu-se ao longo de mais de 1,6 km de extensão, até uma profundidade de cerca de 550 m em 19 níveis de galerias, com espaçamento médio de 30 m entre elas. A mina contava com 6 poços, sendo o principal o Poço de Sta. Bárbara. Entre 1913 e 1944 os minérios radioativos foram explorados para a produção de rádio. Em 1950/51, construiu-se a OTQ (Oficina de Tratamento Químico) para produção de concentrado de urânio. A partir de 1970, iniciou-se a exploração por lixiviação estática in situ, dos antigos desmontes, tendo, em 1973, terminado a exploração por lavra subterrânea pelo método convencional de desmonte subterrâneo. A OTQ da Urgeiriça produziu cerca de 4500 toneladas de óxido de urânio (U3O8), sendo 25% a partir de minérios da Urgeiriça e 75% de minérios oriundos das 66 minas satélite.

A recuperação ambiental desta exploração iniciou-se em 2006 e foi concluída em 2021, tendo sido investidos cerca de 33 milhões de euros. A visita ilustrará as ações de remediação ambiental empreendidas.

Programa da Visita técnica à antiga área mineira de urânio da Urgeiriça

15 dezembro, 2023
08:00 - 08:00
Junto à entrada do Auditório Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Polo II da Universidade de Coimbra

Encontro dos visitantes - Coimbra

08:30 - 09:30

Saída em direção a Canas de Senhorim

09:30 - 10:00

Chegada à Mina da Urgeiriça

10:00 - 12:00

Visita guiada à Mina da Urgeiriça (Poço de Sta. Bárbara, Antigos Escritórios, Oficina de Tratamento Químico, Laboratório)

12:00 - 13:00

Visita guiada à Barragem Velha (antiga barragem de rejeitados)

13:00 - 14:30

Almoço em Canas de Senhorim

14:30 - 15:30

Viagem de regresso a Coimbra

15:30 - 15:30
Polo II da Universidade de Coimbra

Chegada a Coimbra